* RESPONSABILIDADE SOCIAL

PROJETO SOCIAL VIRANDO O JOGO          João Pessoa – Paraíba  
ÍNDICE:

1ª  Conceito – Projeto Social l “virando o jogo”
2ª Justificativa
3ª Objetivo Geral
4ª Objetivo Específico
5ª  Missão
6ª  Metas
7ª  Recursos (humanos e matérias)
8ª  Recursos Materiais
9ª  Período Realização
10ª Principais Resultados
11ª Espaço Físico
12ª Resultados finais do Projeto


1 -  JUSTIFICATIVA:

É um espaço destinado ao desenvolvimento de programas sócio esportivo que proporciona a formação de atletas, das comunidades de baixa renda, intervindo na realidade social do país e colaborando com os tantos que encontra em situações emergenciais (desemprego, fome e saúde), como despertando potencialidades e colaborando com o aprimoramento pessoal e profissional do atleta.

2 -  CONCEITO:

1ª O conceito de comunidade que aqui adotamos, diz respeito a uma condição específica de classe, baixa visto que os nossos adolescentes estão situados sócio economicamente no quadro dos excluídos. Por falta de oportunidades e capacitação

2ª Por excluídos entende-se a população que vive sem as condições essenciais para a garantia da satisfação das necessidades básicas de subsistência, ou subsiste de forma precária. Consideramos, para tal afirmativa, os indicadores de renda familiar, oferta de emprego por habitantes, indigência, analfabetismo e precária alfabetização de crianças, adolescentes, adultos e idosos, dentre outros de relevante importância.

Em síntese, estamos falando de uma população cujos interesses são comuns, devido á “posição que ocupam no processo de produção das condições materiais da existência humana e social”, o que teoricamente, lhe confere identidade de classe, e consequentemente, demanda de serviços que venham atenuar a condição a qual é submetida.

Sem as condições necessárias para subsistência e ausência de mão de obra qualificada, tornam-se necessárias providências no sentido de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e instrumentalizar as pessoas através de esporte, cursos, capacitando-as para a inserção no mercado de trabalho.

A criação da “EF-virando o jogo” destina-se a essa finalidade através do desenvolvimento de programas esportivos e sociais, que proporcionam a formação de atletas de acordo com o interesse e as necessidades destas comunidades, a fim de orientar, esclarecer, despertar potencialidades, capacitar e contribuir  para a melhoria da situação da população ou minimizar as consequências das dificuldades apresentadas.

Com esses objetivos: o nosso “Projeto Social Virando o Jogo” visam á promoção humana e social dos atletas e seus familiares, conduzindo-os também á reflexão de sua situação sócio econômica de modo a que esta conscientização contribuía para a leitura da realidade em que estão inseridos e consequentemente, possam imprimir uma  nova ação que lhes assegure o exercício de cidadania.

3 – OBJETIVOS  GERAL:

“O principal objetivo do “PROJETO SOCIAL VIRANDO O JOGO”. É o de disponibilizar um modelo eficiente e eficaz multiplicável para  o bairro do Costa e Silva e todos os bairros adjacentes que gira entorno da nossa Comunidade, visando à formação de atletas e cidadãos. Criar condições para a promoção do auto-desenvolvimento profissional e econômico dos atletas e seus familiares. Formar os alunos e encaminhar aos clubes e a Sociedade em geral, para tornarem – se um atleta profissional, Capacitação e Qualificação Profissional e Cidadões.

4 - OBJETIVO ESPECÍFICOS:

1ª Tem por objetivo estimular a prática do futebol de forma orientada na perspectiva do esporte de participação, na integração e lazer da comunidade. Auxiliar no desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes, disseminando os valores positivos da solidariedade, promovendo educação, saúde e o lazer. Interpretar a realidade estrutural e conjuntural de modo que a elaborar propostas e programas que atendem aos interesses e a necessidades dos alunos; Promover a participação dos alunos na resolução dos seus problemas; Instrumentalizar os alunos para o desenvolvimento de projetos em áreas sócio esportivos, educativos e culturais que viabilize a participação comunitária e a diminuição de famílias em riscos sociais.

A Orientar  e estimular a importância da participação dos alunos moradores nas ações coletivas no esporte da comunidade e o envolvimento na associação local; Legitimar a Associação em suas ações sociais com a maior transparência; Capacitar jovens e adultos para o mercado de trabalho formal e informal;
Estimular a Geração de Renda e Capacitação de Recursos nas atividades do “Projeto social irando o jogo” e  Associação de moradores;

5 - MISSÃO:

Destina-se ao desenvolvimento de programas sócio esportivo, educacionais e que proporciona atendimento a pessoas, e comunidades de baixa renda, intervindo na realidade social das comunidades e colaborando com os familiares, tanto em situações emergenciais (desemprego, fome e saúde), como desencadeamento potencialidades e colaborando com o aprimoramento pessoal e profissional.

6 - METAS:

Capacitar dezenas de alunos anual com crianças e adolescentes, dos sete aos quinze anos. E aumentar a demanda conforme o deselvovimento do projeto social virando o jogo”. E também de participar de competições locais, estaduais e interestaduais.

7 - RECURSOS: (humanos)

    1 – Empregados

    01 coordenador geral;
    01 diretor;
    01 massagista;
    02 profissionais de educação física;
    01 roupeiro;

    1.2 – Envolvimento de Voluntários:

 
    1 psicólogo (a);
    1 advogado (a);
    1 médico  clinico geral;
    1 nutricionista;

8 -  Recursos Materiais:

Material esportivo necessário para implantação do Projeto Social Virando o Jogo”

15 - bolas de campo;
10 - bolas de borracha para fundamentos;
100 - coletes lisos dupla face.
04 - materiais completos de jogo com:
22 camisas;
22 calções;
22 meões;
04 jogo de materiais completo de goleiros;
12 camisas e 12 bermudas para uso da comissão técnica;
90 pares de chuteiras;
2 redes de futebol de campo;
10 travas de cano para trabalhos físicos;
15 cones médios;
15 cones pequenos;
20 pratinhos para marcação de campo;
2 bomba para encher bola;
2 filtros;
4 garrafões de água;
6 pranchetas.

10 Faixa para colocar no campo e em outros bairros para divulgação da projeto e seus patrocinadores.

9ª Período Realização:

Permanente.      (Anual)

Principais Resultados:

A prática do esporte, com a convivência social é uma forma eficiente de retirar crianças e adolescentes da rua do convívio do ambiente das drogas e da violência em que estão submetidas. A carência e a falta de oportunidades e de estímulos levam muitas desses jovens a prática do crime ou a miséria social. E ate a morte por falta de oportunidade com vulnerabilidade social.

Espaço Físico:

O “PROJETO SOCIAL VIRANDO O JOGO” será desenvolvido no campo da Chesf. sito na Rua Evani Viana Machado e em outros Campos e Quadras Poliesportivas das Escolas Públicas e praças. Podendo ser expandido conforme a demanda da quantidade de alunos em local a ser definido de total infraestrutura e segurança (campos oficiais e vestiários). O objetivo é atender crianças, adolescentes dos 07 aos 15 anos em situação de risco social no Conjunto Costa e Silva e de Bairros adjacentes a nossa Comunidade. O projeto será desenvolvido através da Associação dos moradores do Conjunto Costa e Silva, e conta  com o apoio dos pais dos atletas e patrocinadores.

Resultados finais do Projeto:

Estimular o desenvolvimento do nível técnico esportivo e ainda passar lições de cidadania, onde os alunos atletas possam ter no decorrer do ano praticar esporte, curso de informática, estudar sobre o meio ambiente etc. e visando à formação de atletas e cidadãos. Criar condições para a promoção do auto- desenvolvimento profissional e econômico dos atletas e seus familiares. Formar os alunos e encaminhar aos clubes e a sociedade, para tornarem – se um atleta com capacitação e qualificação profissional. RESPONSABILIDADE SOCIAL: Este é o objetivo do “PROJETO SOCIAL VIRANDO O JOGO”.
  
Sósteni dos SantosBezerra
Presidente da
Associação Comunitária dos Moradores  do Conjunto Costa e Silva(ACMCCS) e,
Fracielito de Souza Maciel
Presidente do
Clube Recreativo Amigos do Costa e Silva (CRACS)
Sede Própria: sito na Rua Heitor Gusmão, 64 Costa e Silva, João Pessoa-pb – Cep.58.081-160 – CNPJ.09.260.423-15 -Tel.: 8834-8547 e 8830-1966
BLOG: projetosocialvirandoojogo.blogspot.com 


RESPONSABILIDADE SOCIAL,
ESSE É O CAMINHO!